O sistema endocanabinoide e ansiedade

Autores: S.F. Lisboa, F.V. Gomes , A.L.B. Terzian, D.C. Aguiar F.A. Moreira, L.B.M. Resstel, F.S. Guimarães
Publicado por:
Vitamins and Hormones Journal

As propriedades médicas da Cannabis sativa são conhecidas há séculos. Desde a descoberta e caracterização do sistema canabinoide endógeno, vários estudos avaliaram compostos canabinóides e, particularmente, como a modulação de o sistema endocanabinoide (eCB) influencia uma ampla gama de funções, desde distúrbios metabólicos a transtornos mentais. Canabinoides e sistema eCB costumam exercer ação oposta efeitos em várias funções, como ansiedade.

Embora os mecanismos não sejam completamente compreendidos, as evidências apontam para diferentes fatores que influenciam aqueles efeitos. Neste capítulo, os avanços recentes nas pesquisas sobre o relacionamento entre o sistema eCB e transtornos de ansiedade em humanos, bem como em modelos animais, será discutido. Os dados recentes de endereçamento da modulação dos eCBs em específico áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal medial, complexo amigdaloide, núcleo leito de estria terminal, hipocampo e cinza periaquedutal dorsal, serão resumidos.

Finalmente, dados de modelos animais abordando os mecanismos pelos quais o eCB sistema modula o comportamento relacionado à ansiedade dependente de situações estressantes, como o envolvimento de diferentes receptores, eCBs distintos, modulação de neurotrans-liberação de mitras, eixo HPA e ativação do sistema imunológico e mecanismos plásticos, também será discutido.

Compartilhar artigo: